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Comece a praticar exercícios físicos
13/04/2018

Uma vida sedentária traz vários riscos para a saúde de qualquer pessoa. Esse hábito pode resultar em doenças como hipertensão, diabetes e problemas circulatórios. Apesar disso, muitos não praticam nenhuma atividade ou esporte. Essa é a realidade de aproximadamente 60% dos brasileiros, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2015, publicada no portal Valor no ano passado. 

Agora que você já está ciente dos problemas do sedentarismo, procure mudar a sua rotina. O Gepron (Instituto de Gestão de Projetos da Noroeste Paulista), baseado em informações do portal do Governo do Estado, separou algumas dicas. Confira:

- Quando estiver em algum local que tenha escadas rolantes ou elevador, prefira usar as escadas comuns. 

- Para se locomover na cidade, escolha ir de bicicleta ou a pé. Deixe um pouco de lado o carro ou moto.

- Faça alongamentos todos os dias. Sobre isso deve estar alerta principalmente quem trabalha sentado o dia inteiro, estuda e nas horas de folga aproveita para assistir TV. De acordo com o portal, o alongamento ajuda na respiração, na circulação e alivia as articulações do corpo.

- Participar de brincadeiras antigas como pega-pega, queimada e barra-manteiga também é uma alternativa para exercitar o corpo.

- Procure se hidratar durante o dia. A quantidade de líquido dependerá de como é a sua rotina. 

- Para que os exercícios façam efeito, é preciso fazê-los todos os dias, por aproximadamente 30 minutos.

- Se não gosta muito de academia, especialistas pedem para escolher alguma atividade que tenha mais empatia como dançar, jogar futebol, dentre outras alternativas.

 

 
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